TAP Test

TAP TestO TAP TEST é um exame de grande procura atualmente, principalmente pela necessidade de um diagnóstico diferencial da Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN). O exame é realizado em nosso serviço por uma equipe multiprofissional, formada por especialistas da área de neurologia, patologia clínica, neuropsicologia e neurofisioterapia. O teste tem como principal função auxiliar na confirmação diagnóstica e prognóstica da HPN. O exame consiste em duas etapas principais:

Primeira Etapa: Avaliação Fisioterapêutica, onde são realizados testes de desempenho de marcha do paciente.
Avaliação Neuropsicológica, direcionada a avaliação das capacidades cognitivas (memória, rapidez perceptivo-motora e habilidade viso-construtora.
Punção Lombar: Retirada de 30 a 50mL de liquor.

Segunda Etapa: Duas horas após a Punção Lombar, são repetidos os testes Fisioterapêutico e Neuropsicológico para avaliação de possível melhora em comparação aos primeiros testes.

O resultado é considerado positivo quando há melhora objetiva nas medidas de marcha e/ou cognitivas após a punção lombar. Quando positivo, reflete uma chance maior do paciente se beneficiar do tratamento cirúrgico de colocação de uma válvula ventricular. O teste tem duas funções principais:

:

  • Confirma o diagnóstico de HPN.
  • Quando positivo, reflete uma maior chance do paciente se beneficiar do tratamento cirúrgico de colocação de válvula.

O que é o HPN?

A Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN) é um tipo de demência que acomete homens e mulheres na terceira idade. Estudos epidemiológicos revelam que o Brasil registrará cerca de 11 mil novos casos por ano, devido ao crescimento da população idosa no país.  é uma síndrome caracterizada por déficit cognitivo, alteração da marcha e incontinência urinária associada a uma disfunção da circulação do líquor. Dois desses sintomas já sugerem fortemente o diagnóstico, e a tomografia do crânio ou ressonância magnética aumentam a suspeita diagnóstica quando se encontra dilatação dos ventrículos cerebrais. Caracterizada pelo acúmulo de volume do líquor – líquido cefalorraqueano (LCR) nas cavidades cerebrais chamadas de ventrículos, que pressiona o cérebro causando alterações neurológicas. a hidrocefalia é resultante de anomalias genéticas herdadas ou desordens desenvolvidas, podendo acometer também jovens vítimas de traumatismo cranioencefálico.

A Hidrocefalia de Pressão Normal pode ser confundida ou até mesmo associada com Alzheimer e Parkinson, devido à similaridade dos principais sintomas. O tratamento de escolha para a HPN é a colocação de uma válvula que permita uma redução do volume do líquor na cabeça. “Quando o resultado é positivo, ou seja, quando há melhora na capacidade de andar ou nas funções mentais previamente avaliadas, existe 76% de chance do paciente se beneficiar do tratamento cirúrgico, por isso a importância de sua realização”. Quando o Tap-Test é inconclusivo ou negativo, a orientação é repetir o teste após um mês. Se pela segunda vez for negativo, mas a suspeita clínico-imaginológica permanece sustentada, é indicado outro exame.

Em caso de dúvidas:

Entre em contato com o seu médico ou com o Laboratório CRM Liquor, tel: (11) 2373-3352.

leia mais sobre Hidrocefalia…

WhatsApp Fale pelo WhatsApp