O que é uma punção lombar?

A punção lombar é o procedimento que retira uma pequena quantidade do LCR (Líquido Cefalorraqueano), por meio de uma fina agulha, para examinar as suas características físicas, citológicas, microbiológicas e químicas. Inversamente, a punção lombar também permite que sejam injetadas substâncias medicamentosas no líquor e na medula (raquianestesia) e que a pressão no interior da câmera liquórica seja medida.

Preparo para realizar a punção lombar

A realização do procedimento não exige qualquer preparo prévio especial. A recomendação é que refeições muito pesadas não sejam feitas antes do exame. Se o paciente também tiver problemas de coagulação ou faz uso de medicamentos anticoagulantes, o médico deve ser avisado.

Riscos da punção lombar

Quando realizada corretamente, a punção lombar não apresenta riscos. Como a quantidade de líquido retirada é pequena, o procedimento não chega a causar repercussões no cérebro e na medula. Os riscos maiores estão relacionados à ocorrência de infecção ou hemorragia, que geralmente são ocasionadas por falhas técnicas. Mesmo o método sendo feito adequadamente, pode ocorrer dor no local da punção ou dor de cabeça, ambas temporárias.

A punção lombar não deve ser realizada se houver a presença ou suspeita de hipertensão liquórica muito alta, devido ao risco de deslocamento do cérebro e herniação de amígdalas cerebelares, o que pode levar à morte. Diante da possibilidade de pressão liquórica aumentada, um exame de fundo de olho e uma tomografia ou ressonância magnética devem ser realizadas antes da punção lombar.

Pós-procedimento da punção lombar

Após a punção lombar, o paciente pode sentir um pouco de tontura, por isso não deve dirigir veículos automotores ou operar máquinas perigosas logo em seguida. O ideal é que o paciente tenha um acompanhante para ajudá-lo.

Nas primeiras horas posteriores ao exame, o paciente deve permanecer deitado e beber bastante líquido, sobretudo aqueles que contêm cafeína. Caso ocorra a dor de cabeça, o paciente deve permanecer deitado e tomar os analgésicos prescritos pelo seu médico.

Referências sobre punção lombar

http://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/358814/puncao+lombar+como+e+feita+para+que+serve+quais+sao+os+riscos+o+que+fazer+apos+o+procedimento.htm

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn
WhatsApp Fale pelo WhatsApp