Bem Vindo ao CRM Líquor


  Telefone : São Paulo : +55 11 2373 3352 | Brasília : +55 61 3550-1660

liquor

Punção Liquórica

O líquido cefaloraqueano (também chamado de LCR, ou Líquor) é um líquido com composição semelhante a um filtrado do plasma sanguíneo, encontrado no canal central da medula e ao redor do cérebro. Esse líquido apresenta diversas funções, entre elas, o fornecimento de nutrientes essenciais ao órgão, à remoção de produtos da atividade neuronal do SNC, e a proteção mecânica das células e tecidos cerebrais. Seu equilíbrio de concentrações e aspectos pode ser modificado na presença de tumores, isquemias, hidrocefalias, doenças imunológicas e infecções, o que pode provocar mudanças na produção e/ou na composição desse fluído.

A análise laboratorial do líquor permite a obtenção de informações importantes para definição de diagnóstico e de conduta terapêutica, e consiste em uma avaliação a qual engloba desde aspectos físicos da amostra, até contagens globais e diferenciais das células presentes. Além do diagnóstico, a análise permite também o acompanhamento de processos vasculares, infecciosos, inflamatórios e neoplásticos que acometem, direta ou indiretamente, o Sistema Nervoso. Outra possibilidade é a administração de quimioterápicos, tanto para tratamento de tumores do Sistema Nervoso Central, como para a profilaxia do envolvimento neurológico de tumores sistêmicos.

O tempo de realização do exame é variável, mas em geral não passa de poucos minutos. A dor da coleta pode ser comparada à dor de uma picada de agulha de injeção, ou ainda, a uma coleta de sangue venoso. Previamente a realização da punção o paciente ou o acompanhante responsável deve receber informações claras sobre o exame (riscos, efeitos e precauções) e assinar a declaração do Consentimento Informado e Esclarecido como norma da Academia Brasileira de Neurologia.

A coleta de Líquor é um procedimento simples, e o paciente poderá alimentar-se normalmente, sem que haja necessidade de qualquer preparo preliminar. Apenas deve-se interromper a utilização de medicação anticoagulante, ou drogas que interfiram na coagulação sanguínea. A sedação será indicada apenas aos pacientes que estejam extremamente agitados. Para maior conforto do paciente, nos casos de dificuldades anatômicas da coluna vertebral e outras, poderá ser realizada uma anestesia local.

A análise do líquor inicia-se no momento da coleta com a verificação das pressões. O material deve ser coletado sem anticoagulante, em três tubos ou frascos seguramente estéreis e devidamente identificados. A amostra do primeiro tubo deverá ser usada para a realização das análises bioquímicas e sorológicas. O segundo será utilizado para os exames microbiológicos, já o terceiro destina-se às contagens celulares, e a determinação das diferentes populações celulares encontradas.

O CRM Liquor conta com uma estrutura completa, moderna, e de alta qualidade, desde a punção do líquor, até a análise e liberação dos resulados obtidos. O laboratório conta ainda com uma equipe altamente especializada, composta por médicos com mais de 30 anos de experiência na colea e Análise de Líquor.

Realizamos o Exame de Líquor em uma unidade exclusiva, garantindo total segurança e agilidade na liberação dos resultados.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedIn