Bem Vindo ao CRM Líquor


  Telefone : São Paulo : +55 11 2373 3352 | Brasília : +55 61 3550-1660

Instruções para o Exame de Liquor

Tire todas as suas dúvidas para realização do Exame de Líquor, Confira abaixo algumas orientações e instruções para realização do seu exame:

Orientações Gerais

  • Na maioria dos casos não é necessário jejum, orientamos apenas para que informe no ato do atendimento telefônico o exame a ser realizado.
  • Não há idade mínima para a realização do exame;
  • O exame de líquor de rotina é feito na região lombar;
  • O paciente deve vir acompanhado pelo responsável no caso de menores de 18 anos ou um adulto no caso das demais solicitações;
  • É aconselhável trazer, exames recentes como Tomografia e Ressonância Magnética de Crânio e/ou Coluna;
  • Após a coleta do exame o paciente permanecerá em repouso alguns minutos no laboratório e deverá fazer repouso deitado em casa por, no mínimo, mais 24 horas, retornando a sua residência após o atendimento, preferencialmente, de carro. Caso haja necessidade de orientação específica, essa será dada pelo médico responsável pelo atendimento.

Existe Algum Risco?

A coleta de líquor é uma técnica invasiva e apresenta riscos inerentes ao próprio procedimento. Acidentes derivados da punção, com danos neurológicos, são raramente descritos, podendo ocorrer, por exemplo, na punção suboccipital (região do pescoço): hemorragia subaracnóidea ou infecção.

Na punção lombar, cefaléia ortostática (dor de cabeça ao levantar), parestesias transitórias, dor local e infecção. Entretanto, a incidência destas complicações é muito pequena, em mais de 200 mil coletas já realizadas pela equipe de líquor da CRM Liquor, tivemos apenas 74 casos em sua maioria de cefaleias (representando 0,0037% – dados de outros laboratórios, apresentam a ocorrência geral de 10 a 30% dos casos, evidenciando a extrema baixa de casos de cefaleia ortostática em nosso laboratório).

Existe alguma orientação após o exame?

Após a coleta lombar o paciente deve ficar em Repouso em torno de 24 horas, e aumentar a ingestão de líquidos. Caso essa orientação não seja seguida, o paciente poderá sentir cefaleia ao se levantar, podendo esta dor se prolongar de 04 a 07 dias em média, após a punção. Na punção suboccipital, não há necessidade de repouso.
Não há restrição alimentar ou ao uso de medicamentos habituais com exceção do uso de anticoagulantes que devem ser informados no ato do agendamento da coleta.

Em caso de dúvidas:

Entre em contato com o seu médico ou com o Laboratório CRM liquor, tel: (11) 2373-3352

Agendamentos

Unidade 1 – Tatuapé: 11 2373 3352 ou 2373 3392
contato@crmliquor.com.br