Bem Vindo ao CRM Líquor


  Telefone : São Paulo : +55 11 2373 3352 | Brasília : +55 61 3550-1660

O que é o Líquor ?

O Líquor, conhecido também como Líquido Cefalorraqueano, ou popularmente, como líquido da espinha, é um fluído corporal transparente e incolor produzido pelo cérebro. Ele está concentrado em parte da cabeça, e da coluna. Sua análise é fundamental para o diagnóstico de doenças que atuam no Sistema Nervoso Central.

O Exame do Líquido Cefalorraqueano ou Cefalorraquidiano (LCR) ou líquor vem sendo utilizado como arma de diagnóstico desde o final do século XIX, contribuindo, significativamente, para o diagnóstico de patologias neurológicas.

Além do diagnóstico, a análise do LCR permite o estadiamento e o seguimento de processos vasculares, infecciosos, inflamatórios e neoplásicos que acometem, direta ou indiretamente, o Sistema Nervoso. Através da punção liquórica é possível, também a administração intra-tecal de quimioterápicos, tanto para tratamento de tumores primários ou metásticos do Sistema Nervoso Central, como profilaxia do envolvimento neurológico de tumores sistêmicos.

A coleta desse material, aparentemente simples, deve ser realizada por um médico especializado, com amplo treinamento e experiência, através de uma punção bastante cuidadosa na região da coluna.

Dependendo da suspeita clínica ou indicação médica, este exame pode ser colhido na região posterior do pescoço (região sub-occipital) ou nas costas (região lombar), através de uma punção com agulha descartável , realizada por um médico especialista. A dor é semelhante a da coleta de sangue.

exame de liquor

Não há maiores preparos para que o Exame de Líquor seja realizado, entretanto, o paciente não poderá estar fazendo uso de medicação anticoagulante, ou de drogas que possam interferir na coagulação sanguínea. A sedação pode ser utilizada nos casos que envolvam pacientes mais agitados, ou sensíveis à dor, porém, os relatos mais comuns acusam apenas um leve desconforto, que pode ser comparado à picada de uma injeção, ou ainda, à coleta de sangue.

O exame de líquor pode ser indicado em qualquer caso de doença que envolva o Sistema Nervoso Central, mas atualmente 80% das solicitações estão relacionadas com sintomas da Meningite. Outros casos frequentes envolvem doenças neurodegenerativas e processos hemorrágicos.